Boa tarde pessoal,
Essa será minha primeira postagem,até me senti um pouco anciosa,afinal nunca tive um blog. Comecei a tê-lo por uma certa obrigação com minha nova matéria na faculdade ( NTC ),mais estou começando a me acostumar com a idéia.
Hoje vou falar sobre um texto de Villém Flusser, " A Urgência de uma Filosofia da Fotografia" - É um texto muito interessante,mais confesso que só consegui entendê-lo com mais clareza quando o li pela segunda vez entendendo que o problema começa quando nós nos achamos portadores de liberdade nesse mundo sistemátizado, e Flusser com seu texto acredita que somente os fotógrafos conseguiriam responder aonde está, na verdade, o verdadeiro espaço para a liberdade e por isso deu tal nome ao texto. Desde outros textos lidos por mim, Flusser passa a idéia de que a fotografia é apenas uma incorporação da ideologia do mundo onde há várias cópias por trás de um sistema e não uma realidade.
Com isso as pessoas se iludem com a idéia de que estão se diferenciando onde na verdade elas estão se igualando cada vez mais, por isso temos fotos tão parecidas e nos mesmos lugares. Com isso os fotógrafos concordam com Flusser, quando o mesmo diz que a solução para tal problema deve começar nos quatro conceitos da filosofia da fotografia, sendo eles: imagem, aparelho, programa e informação, que são conceitos que "manipulam" nossas atitudes dentro da sociedade,e devido a isso, Flusser demorou tanto para interpretá-los.
Depois de incorporar esse conceitos e acreditar que infelizmente a nossa realidade é que somos manipulados como máquinas , o autor diz que que o próximo passo é fazer a conscientização de todos sobre a práxis fotográfica, pois é unicamente dessa forma que os fotógrafos respondem que a sociedade conseguirá atingir a liberdade, chegando ao objetivo de Flusser: " Somente com a filosofia da fotografia poderemos ser livres no meio desses sistemas."
Com isso, a minha opinião é que Flusser poderia acreditar que nós poderíamos achar uma liberdade sem vigilância e sem manipulação, porém eu não acredito nisso,pois a ideologia do mundo incorpora todas as coisas novas, todas as tribos etc..e o povo da sociedade, onde me incluo adoram incorporar essa ideologia, onde você tenta se diferenciar de um e acaba pertencendo a " tribo" do outro, onde você inventa uma coisa para que outras pessoas gostem e se ingualem a você usando aquela mesma coisa. Acho que é muito triste dizer isso, mas será mais ilusório dizer que um dia seremos todos diferentes pois com esse mundo tão avançado estamos cada vez mais dependentes e vigiados.Espero que tenham gostado do meu ponto de visto.
Obrigada e até a próxima postagem!!!
Mariana :)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Maaa!!!!
ResponderExcluirTo estreando aqui pra voce!!!!
Boa sorte para nos !!!!
Bjosss
MAZINHA GOSTEI DA DESTREZA E OPINIAO... ISSO AI GAROTAAAAAA.... POR ISSO QUE VC É MINHA SOBRINHA...... LOVE YA!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirKISSESSSS