Boa tarde a todos,
hoje vou comentar sobre um textinho que o professor Erick passou sobre mídias, veiculo e redes sociais. Vou fazer um breve resuminho sobre o texto, pois o achei como alto nível de importância.
Breve resumo:
Primeiramente o texto começa dizendo que nós dependemos de veiculo para nos mantermos informados e que nós fizemos das redes sociais um importante espaço para a comunicação da sociedade dessa cultura de hoje (Cultura Digital). Com essa necessidade, nós acabamos por optar pela comunicação nas redes sócias assim trocando email, sms por “scraps” no Orkut ou Testimoniais, ou então usando o twitter para se comunicar.
Referindo-nos a mídia podemos dizer que hoje a mídia não fala mais com a massa ou com canais voltados pra a massa que ela falava e sim aprendeu a falar e a dar valor para o usuário comum. Foi uma grande evolução, pois as mídias de massa já não falam com muitos públicos ao mesmo tempo, e a evolução foi que surgiram micro-midia para falarem diretamente com micro-publicos
As mídias socias se baseiam claramente nessa idéia de que existem consumidores que influenciam pequenos grupos e eles podem espalhar mensagens do produto e da marca, e estas pessoas funcionam como veiculo de mídia para a moda.
Isso tudo significa que as mídias estão nas mãos e na “boca-a-boca” do consumidor, e as empresas não tem mais o valor sobre as suas marcas. A mensagem ganha caráter mais informal, pessoal, e assumindo erros de comunicação, pois são os próprios consumidores que constroem a mensagem.
Contudo os veículos competem com seus próprios consumidores, que não importa quanto são mais o quanto seguem a comunicação e a mensagem. E ao passar essas informações eles estão passando o nome da marca com muito mais força do que um anuncio de televisão.
Assim, eu acredito realmente como nos somos a mídia dessa era digital, e acho que tudo tem seus pros e contra. por um lado a sociedade brasileira é muito invejosa e quando se trata de copiar alguém, principalmente uma marca que esse alguém esta usando, nós somos os primeiros a fazer isso, por outro lado, quando há qualquer falha de comunicação que prejudica o nome da marca, nós não pensamos duas vezes em acabar com esse nome que de algum jeito nos prejudicou.
Beijos
Mazinha
quinta-feira, 15 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Oi Mariana.
ResponderExcluirestava procurando uns blogs que abordacem sobre temas que englobam a comunicacao e achei o seu.
gostei muito, voce sabe expor suas ideias e opinioes, possue um bom senso critico e consegue expor suas ideias com clareza.
gostei muito...continue postando diariamente
abracos! parabens pelo blog