Minha lista de blogs

sexta-feira, 12 de março de 2010

" Linguagem Hipermidiática "

Genteee, que semana corrida…

Mais vamos la.. esta noite estava lendo o texto “Linguagem Hipermidiática” que meu professor Eric Messa pediu. O texto cita termos como hipertexto e hipermídia, que depois de assistida a aula do Eric passei e compreender melhor o assunto.
Uma definição básica para começarmos é:
Hipermídia é a mistura de sons, imagem e texto onde se contempla a interatividade e se forma um conteúdo a ser passado.
Hipertexto: é uma forma não linear de leitura, onde você mesmo pode escolher onde quer começar a ler, porem este não mistura sons, imagens e o texto como a hipermídia.
Ambos têm com principal característica a interatividade entre os meios e entre os telespectadores.
Um exemplo clássico de hipermídia é quando se entre em uma tela na internet e esta contem interatividade, som, e imagem sem mostrar realmente todo o conteúdo do site. Já um exemplo clássico de hipertexto é tudo dentro da internet, como um blog, um site em si.
É realmente difícil dizer sobre um assunto no qual esta em crescimento, como é esse assunto das mídias, e mais difícil ainda quando se esta uma geração anterior de todo essa tecnologia como é o meu caso, que sou da geração da televisão, rádios, teatros, e cinemas. E por isso confesso que as vezes eu me perco nesse mundo hipermidiatico , no qual você não sabe aonde ver, por exemplo dentro de um site com mil coisas, mil textos ou mil imagens.
É bom lembrar que quando um sistema hipermidiático for muito simples, o espectador perde o interesse pelo mesmo e o abandona (Por exemplo, um site cheio de textos e poucas imagens). Agora se um sistema tiver um bom nível de complexidade e ambigüidade ele se torna interessante a passa a ter o grau de estética elevado.

A televisão é um exemplo hipermidiatico pobre perto da imensidão da internet, porem dentro dela existem as novelas que se transformaram em meios midiáticos a partir do momento em que se fazem enquetes, e os diretores aceitam palpites para o fim de cada personagem, eu considero a novela uma forma invisível de interatividade, que mesmo sem você perceber você interage tanto com a historia que no dia seguinte você quer assistir para ver com ela se desenrola, e da mesma forma você pode entrar na internet ou assistir o programa do “Faustão” onde você opina seu melhor ator e como será o final de seu personagem.

Bom, por hoje chega...
Bom fim de semana a todos!

Mariana.

2 comentários:

  1. Oi ma...gostei do seu blog....ta legal..parabens eim!

    ate mais JU xD

    ResponderExcluir
  2. Ola , muito bacana seu blogger nunca tinha me dado conta como a linguegem hipermediatica ! parabens .
    Abracos Elzinha

    ResponderExcluir